Você Sabia?

Desconsiderar o desmatamento, o efeito estufa e as múltiplas consequências que a Terra terá em 50 anos é a maneira mais egoísta de se alienar. Somos todos ajudantes do mundo que queremos deixar. Nesta batalha não somos neutros. De que lado você está?

Rio Amazônas pôr do sol .  Foto: Lila Cruz/Pixabay

A Amazônia levou mais de 50 milhões de anos para se formar e a cada 18 segundos um hectare da Amazônia é convertido em pasto. Cerca de 80% do desmatamento da Amazônia é fruto da pecuária.

"Estamos, literalmente, brincando com o futuro de nosso planeta por causa de hambúrgueres"

                     Peter Singer, filósofo australiano

 Foto: Neila Crespo 

Você sabia?

O Brasil tem, em seu rebanho bovino, de 170 a 207 milhões de cabeças. Chega a ser quase um boi por pessoa! 

Consequências: a carne bovina produz cerca de 60% dos gases de efeito estufa (GEE) do Brasil, que é considerado mais que o triplo da média global, segundo um estudo da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o qual tem por base o índice de 18% como limite para saúde do planeta. 

Referências: ScientificAmericanBrasil 

                   

Vegetarianos e veganos felizes 


Viver mais e melhor

Segundo o estudo divulgado em 2013 pela Loma Linda University na Califórnia, EUA, os adeptos de uma dieta sem carne seriam menos propensos a morrer de doenças crônicas de forma geral. O experimento, que avaliou mais de 70 mil participantes, descobriu que os vegetarianos vivem mais tempo que os onívoros. Eles monitoraram os participantes por um período de 6 anos, neste período ocorreram mais de 2 mil mortes, no entanto,  entre os participantes vegetarianos, a mortalidade por todas as causas foi 12% inferior do que com os onívoros.

Você sabia que um estudo feito pela PubMed em 2012 nos EUA, no qual os participantes foram divididos em três dietas diferentes apontou que os participantes que seguiam uma dieta vegetariana demonstraram uma melhora no nível de humor alto em relação a outras dietas?  

Isso acontece porque as dietas omnívoras são altas em ácido araquidônico (AA) em comparação com dietas vegetarianas. A pesquisa mostra que altas ingestões de AA promovem mudanças no cérebro que podem perturbar o humor. Os onívoros que comem peixe aumentam regularmente suas ingestões de ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosa-hexaenóico (DHA), gorduras que se opõem aos efeitos negativos de AA in vivo. Em um recente estudo transversal, os omnívoros relataram um humor significativamente pior do que os vegetarianos, apesar das maiores ingestões de EPA e DHA. Este estudo investigou o impacto da restrição de carne, peixe e aves no humor, mostrando que sim, a dieta vegetariana tem relação direta com um bom humor!