top of page

Ainda na dúvida sobre a Ceia de Natal? Salpicão Vegano com Carne de Jaca Verde!




Salpicão é uma receita bem democrática e fácil de fazer. Pesquisei várias receitas de salpicão vegano na internet e os ingredientes variam muito de um site para o outro. Mas o básico continua o mesmo: o “frango” que pode ser nata de soja, tofu ou carne de jaca; a maionese – mil receitas também -, a batata-palha, cenoura, milho verde e ervilha.




Daí tem receita com maçã, com vagem, com batata, com salsão, com nozes, com azeitona, com batata-baroa, com limão, com presunto, com abacaxi... Considere opcionais válidos para turbinar a sua versão do salpicão vegano!

Bastante variedade. Então decidi “veganizar” uma receita bem tradicional da Ana Maria Braga! A tradicional com frango tá aqui. Aí vamos substituir os ingredientes de origem animal na receita e manter a tradição.


Vamos lá?


Salpicão de frango carne de jaca verde desfiada

Ingredientes:

Frango desfiado Carne de Jaca Desfiada

1/2 cenoura em cubos grandes

1 cebola picada grosseiramente

1/2 talo de alho-poró picado grosseiramente

1 talo de salsa

1 folha de louro

1 galho de alecrim

1,5 kg de peito de frango sem pele e osso 1kg de carne de jaca verde cozida e desfiada

Salpicão


1/2 xícara (chá) de milho-verde cozido

1/2 xícara (chá) de ervilha

1 xícara (chá) de cenoura ralada grosso

1/2 xícara (chá) de vagem-francesa cozida e picada em rodelas pequenas

150 g de maionese vegana

70 g de ketchup

1 colher (sopa) de molho de mostarda

70 g de creme de leite de caixinha 2 col sopa de creme de castanhas de caju ou 70 ml de leite de castanha ou amêndoas concentrado ou apenas não utilize, aumentando a quantidade de maionese para envolver todos os ingredientes

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Batata palha para decorar



Eu amo uva-passa, mas não quero entrar na polêmica. Se você ama, coloca, Se não ama, não coloca e vamos em frente! Mas confesso que senti falta da maçã. Dá um frescor. Então, caso queira, acrescente uma maçã ralada no ralo grosso poucos minutos antes de temperar todos os ingredientes e acrescentar a maionese, para não escurecer a maçã. Eu também amo um verdinho, então no meu vai muita salsinha e cebolinha verdes!


Modo de Preparo

Carne de Jaca:

Numa panela bem aberta (tipo uma frigideira com bordas mais altas) refogue todos os ingredientes e adicione a carne de jaca (previamente cozida e desfiada – você compra pronta conosco!) já descongelada, quando a cebola estiver transparente. Vá separando os “grumos” da carne de jaca enquanto ela frita e absorve os sabores. Não acrescente água, mas pode pingar um pouquinho se o refogado ficar seco muito rápido. Aguarde esfriar.


Salpicão:

Corte a vagem francesa em rodelas e cozinhe na água e sal ou no vapor. Vai da crocância que você queira obter. Aguarde esfriar.

Numa tigelinha misture a maionese, o creme de castanhas, mostarda e ketchup até ficar homogêneo.

Em uma tigela maior ou bowl acrescente a carne de jaca, o milho verde, a ervilha, a cenoura ralada em ralo grosso, a vagem já cozida e tempere com sal e pimenta do reino. Lembre-se que você já temperou a carne de jaca, cuidado para não salgar. Se for usar a maçã e as passas esse é o momento de acrescentá-las. Misture bem.

Deixe descansando uns minutinhos na geladeira para apurar o tempero. Prove, acerte o sal se necessário e acrescente o molho com a maionese.

Precisa gelar por cerca de 2 horas antes de servir.

A batata-palha é colocada por cima, apenas na hora de servir. Use a imaginação para decorar com salsinha e cebolinha, dê o seu toque “Masterchef”...


Outras dicas :

· quem for usar outros ingredientes das outras receitas que pesquisei (links abaixo), cuidado com os ingredientes que dão muito líquido, como o tomate, salsão, suco de limão, etc.

· se for usar maionese caseira, se ligue nos temperos. Ajuste a receita ao seu ingrediente ou vice-versa para não ficar salgado demais.

· a batata-palha não é só decorativa, ela tem função importante na textura do prato. Então sirva à parte para quem ficar com a “segunda camada” da tigela

· considere a uva-passa. Sério.


Confira minhas pesquisas e outras receitas:







61 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page