Canjica é uma delícia em qualquer época do ano, mas em junho não pode faltar, né? Vou te passar minha receita secreta - cujo segredo já entreguei logo no título - de canjica vegana que todo mundo come e nem questiona se é vegana ou não! rs...
Pra começar vamos acabar com uma briga aqui... minha canjica é mineira e tem coco e amendoim. Se você não tem o costume de comer canjica com amendoim, não sabe o que está perdendo, mas é só tirar da receita e vamos ser felizes!
Ingredientes:
500g de canjica branca
1 litro de água (ou quanto baste para cobrir o milho e ficar uns 2 dedos acima)
1 vidro de leite de coco (200 ml)
2 caixinhas de leite moça vegetal
1 xícara de açúcar (eu prefiro o demerara, mas quem curte uma canjica branquinha, sem amendoim, vai preferir o cristal)
1 xícara de amendoim torrado e sem pele e triturado (opcional)
5 cravos da índia (opcional)
2 paus de canela (mas se não tiver também fica muito bom)
1 pacote de coco ralado úmido adoçado (se você puder usar o coco ralado natural fica muuuuuito mais gostoso)
1 pitada de sal
canela a gosto para polvilhar
Preparo
Deixe a canjica de molho da noite pro dia ou por pelo menos 6 horas. Descarte a água do molho, leve à panela de pressão com a água, o açúcar, a canela em pau e os cravos, a pitada de sal e o leite de coco. Cozinhe com a panela na pressão por pelo menos 30 minutos ou até ficar macia. Desligue o fogo, deixe a pressão sair e destampe (com todo o cuidado, pelamordedeus), acrescente o coco, o amendoim e o leite condensado, misture bem e deixe no fogo baixo, sem a tampa, por mais uns 15 minutos.
Quando não tem amendoim ou me dá preguiça de torrar e tirar a pele, a gente serve com paçoquinha esmigalhada em cima. Faz sucesso e é bem prático!
Sirva com a canela polvilhada e me conta aqui o que achou!
Comments