Do emagrecimento à prevenção do envelhecimento precoce com esse quarteto fantástico!

Aveia, Chia, Linhaça e Quinoa - conheça mais sobre esses superalimentos que não podem ficar de fora do seu cardápio diário.






Além de serem fontes de fibra, eles auxiliam no processo de emagrecimento, entre diversos outros efeitos positivos.

Podem ser consumidas separadas ou todas juntas, em um mix. Tem quem goste de colocar no iogurte, em vitaminas, sobre as frutas, em saladas e até sopas, tudo depende da imaginação.


AVEIA

Essa nossa velha conhecida é a atração principal dos mingaus e granolas. A aveia pode trazer sensação de bem-estar e energia, entre outros benefícios. Composta por proteínas, ferro, silício, magnésio, fósforo, zinco, manganês, vitamina B1 e vitamina B5, traz importantes fibras solúveis. Um dos exemplos é a betaglucana.. Ao entrar em contato com líquidos, a fibra forma um gel capaz de retardar a digestão, gerando saciedade e melhorando o funcionamento do intestino. Para completar, a aveia ainda reduz os níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim), além de diminuir o açúcar no sangue.


Os nutrientes desse alimento trazem ainda bem-estar, e podem ser capazes até de combater a tristeza e a depressão. Isso acontece pela presença do triptofano, que é o percursor da síntese da serotonina. Por outro lado, a presença de manganês, silício e proteínas auxiliam na formação do colágeno, mantendo a estrutura da pele, do cabelo e das unhas.


Para quem busca energia para se exercitar, a aveia também é uma ótima opção. Por ser rica em fibras, o carboidrato é liberado de forma mais lenta no organismo. Sendo assim, fornece energia de forma gradual. Por isso, apesar de ser um pouco calórica, é uma ótima pedida acrescentá-la em frutas, iogurtes, vitaminas e mingaus (uma colher de sopa). Já as sementes de chia e linhaça podem ser salpicadas em sopas, massa de panqueca, saladas e no que mais preferir.


CHIA

A chia é rica em nutrientes e uma fonte natural de ácidos graxos ômega-3, fibras e proteínas e minerais. Dessa forma, reúne os aminoácidos essenciais, que são aqueles que o nosso organismo não produz. Possui ainda um baixo índice glicêmico e contém uma concentração significativa de antioxidantes.




A semente de chia tem um grande potencial dentro da indústria alimentícia. Isso ocorre porque sua oxidação é mínima, comparada com outras fontes de ômega-3 A o.xidação afeta não só a qualidade dos alimentos, como também a sua saúde. Por isso, a adição de chia na dieta está relacionada à prevenção do envelhecimento precoce.


Ela é originária do México, mas tem feito muito sucesso na dieta dos brasileiros.


Ao consumir chia diariamente, o organismo só tem a ganhar. A semente ajuda a reduzir gordura corporal, cria a sensação de saciedade, controla diabetes, previne doenças cardiovasculares, fortalece a imunidade e reduz o risco de anemia.


LINHAÇA

A linhaça é uma semente oleaginosa e é facilmente encontrada no mercado nas versões dourada e marrom. Os dois tipos são ricos em nutrientes importantes, como ácidos graxos ômega-3, fibras e lignanas.


A semente tem ainda efeito redutor do colesterol, sem afetar significativamente o colesterol HDL (bom colesterol) e triglicerídeos. Dessa forma, a linhaça pode ser uma aliada relevante na prevenção de vários fatores de risco cardiometabólicos.


Outros benefícios desses grãos são o efeito protetor contra o câncer, osteoporose, alívio de sintomas da menopausa e redução dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, o consumo de linhaça prolonga a sensação de saciedade. Quem tem o costume de comer linhaça consegue perder peso com mais facilidade, mantém o nível de açúcar no sangue controlado, melhora o funcionamento do intestino, previne inflamações e até mesmo protege o corpo contra alguns tipos de câncer.


QUINOA

Super nutritiva, a Quinoa possui como benefícios principais o fortalecimento muscular e dos ossos, alivia os sintomas da TPM, ajuda no combate à anemia, aumenta a imunidade, melhora a memória e auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. A quinoa é rica em proteínas vegetais, portanto deve ter lugar garantido na alimentação de vegetarianos e veganos. Também é rico em uma série de outros nutrientes, como ômega 3, o ômega 6 e cálcio.





Entre os principais benefícios da quinoa, vale destacar a sua capacidade de auxiliar o emagrecimento. A semente é uma poderosa fonte de fibras, portanto, melhora o trânsito intestinal e também aumenta a sensação de saciedade. O consumo de quinoa também é recomendado para quem deseja prevenir doenças cardiovasculares, proteger os ossos de doenças como osteoporose, melhorar as funções cerebrais e fortalecer o sistema imunológico.


A quinoa pode ser adicionada nas saladas nas formas de grãos ou farinhas, incluída no iogurte ou leite como grãos inteiros, o alimento em grãos também pode ser adicionado nas frutas. A farinha de quinoa pode ser adicionada nos sucos ou vitaminas, isto é importante porque na forma de suco as frutas perdem muitas fibras e a quinoa irá proporcionar esta substância.


A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais para funcionar o correto funcionamento do organismo. É rica em fibras, proteínas e vitaminas do complexo B, é fonte de cálcio e ferro. A quinoa não contém glúten, portanto pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.


Linhaça e chia: Para aproveitar o ômega 3 presente na linhaça e na chia é melhor triturar as sementes, pois o ácido graxo está dentro de uma capa de celulose. Ao quebrar essa capa, um óleo muito sensível é exposto. Então, a orientação é triturar as duas e consumir na hora ou se quiser ingerir depois, coloque-as em uma vasilha de plástico fosca com tampa e leve ao freezer.


A linhaça e a chia também são saudáveis quando consumidas in natura, pois são ricas em fibras. As versões in natura podem ser combinadas com saladas, iogurte, frutas e sucos.



E aí? Gostou dessas informações? Gostaria de conhecer receitas com estes alimentos? Quer saber sobre outros alimentos? Deixe seu comentário aqui no blog que a gente vai atendendo aos pedidos!


Namastê!






15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Viva Vegan

61998751772

  • Preto Ícone Instagram

Formas de pagamento

Cartões de Crédito via Mercado Pago

Cartões de Crédito e Débito via link Cielo

Transferência bancária para Banco do Brasil

Carteira bB

Pagamento com Pix clique aqui

Detalhes no fechamento do pedido

Frete e Entrega - clique aqui

©2020 por Viva Vegan