Mas afinal, o que é seitan??? +Receitas

Atualizado: 1 de Jul de 2020



Segundo a Wikipedia, "O seitan (japonês: セイタン), seitã, carne de glúten ou simplesmente glúten, como por vezes também é designado devido ao nome da proteína do cereal, é um alimento derivado de uma proteína de trigo chamada glúten. É um alimento da Antiguidade, tal como o tofu."


De textura é macia e é feito de farinha de trigo ou farinha de glúten e temperos, mais nada. Depois é cozido ou assado e cortado na forma final de consumo: bifes, tiras ou cubos.


O preparo é bem trabalhoso, como você pode conferir neste vídeo do canal Panela Saudável. Mas na Viva Vegan a gente quer poupar seu tempo e trazer praticidade! Comercializamos um seitan de ótima qualidade, produzido em Brasília, que vai chegar na sua casa em porções de 500g, pré-cozido e suavemente temperado, para você dar o seu toque final.

Eu faço de tudo: bife de panela, strogonoff, uso para sanduíche e até "espetinho de churrasco"!


Só amor e sabor! Seguem algumas receitas e sugestões de preparo. Mas, como já vem temperado, pode ser tão simples quanto descongelar um hambúrguer!



RECEITA 1 – BIFE ACEBOLADO:

Ingredientes:

200 g de Bife de Seitan

1 Cebola

Azeite de oliva ou óleo de canola

Tempero de sua preferência

Modo de preparo

Aqueça uma frigideira com azeite,deixe dourar de um lado,depois doure do outro lado.

Colocar a cebola em rodelas e tempero de sua preferência.

Cuidado com o sal pois os bifes já estão marinados e levam molho Shoyo

Bom apetite

RECEITA 2 – SEITAN AO MOLHO:

Ingredientes:

200 g de Seitan

1 cebola pequena

1 dente de alho

Cebolinha

1 Tomate

Molho de tomate

Temperos de sua preferência

Sal à gosto

Modo de preparo:

Refogar os bifes numa frigideira com um 1 colher rasa de óleo até ficar dourado.

Numa panela refogar com um fio de óleo o alho a cebola, o tomate, acrescentar o molho de tomate e 50 ml de água, deixar apurar uns 3 minutos. Colocar os bifes, a cebolinha, temperos à gosto, acertar o sal.

Bom apetite!

Obs: (Os bifes já estão marinados e contém molho Shoyo)

Cuidado com o sal.


RECEITA 3 – SEITAN À MILANESA:


Receita adaptada do blog Cantinho Vegetariano. Ingredientes:

  • 500g Seitan em bifes - Compre na Viva Vegan clicando aqui:https://www.vivavegan.com.br/pagina-de-produto/bifes-de-seitan-500g

  • Suco de 2 limões

  • Temperos a gosto: cebola picada, alho, salsinha, pimenta, sal

  • 6 colheres (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho

  • 12 colheres (sopa) de água gelada

  • Farinha de rosca ou Panko para empanar

  • Óleo vegetal para fritar

Preparo Em uma tigela funda, coloque os bifes, o suco de limão e os temperos - pode incluir outros que quiser usar. Misture. Cubra e deixe descansar no tempero dentro da geladeira para pegar o gosto, por mais ou menos uma hora antes de prepará-los. Num prato fundo, junte a água à farinha de trigo ou amido de milho, dissolvendo bem até formar uma papa – textura parecida com a massa de panqueca. Passe os bifes pela papa de água com farinha e logo em seguida pela farinha de rosca. Frite-os em óleo quente, dos dois lados até dourarem. Sirva quente, puro ou com molho de tomate, acompanhado de purê de batatas e uma salada. Pode ser congelado. É excelente também assado ou grelhado. Bônus! Transformando em bife à parmegiana: cubra os bifes já fritos com uma fatia de presunto vegano, uma fatia de queijo vegano, molho de tomate e leve para gratinar. Link para a receita original: http://www.cantinhovegetariano.com.br/2009/03/seitan-ou-bife-de-gluten-milanesa.html E tem uma dica ótima para empanar aqui: http://www.cantinhovegetariano.com.br/2011/06/massinha-para-empanar-substituindo-o.html





43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo