top of page

Novidade do Mês: Sorrentino

Sorrentino é uma massa fresca recheada, bem parecida com o ravioli. Ao contrário do que o nome nos faz pensar, o Sorrentino não é originado em Sorrento, na Itália. Na verdade é de origem Argentina e foi inventado em Mar del Plata. Ele parece um chapeuzinho arredondado, de abas bem pequenas.


Na versão vegana desenvolvida pela Gastrolinária, os ingredientes são: farinha de trigo, azeite de oliva. água e sal para a massa e batata, cebolinha e muçarela de castanha de caju no recheio. E quanto recheio!


Uma bandeja de 250g serve de uma a duas pessoas, dependendo se será prato único ou complemento. Para uma refeição de prato único, é uma porção generosa para uma pessoa.


O modo de preparo é muito simples e pode ser feito no forno ou em água fervente. Normalmente a quantidade de molho é a mesma quantidade da massa, ou seja, 250g de massa, cerca de 250ml de molho.


Qual o melhor molho? Não existem regras! A melhor combinação é aquela que a gente mais gosta. Uma dica é deixar prevalecer o sabor dos recheios. Eu gosto do simples molho ao sugo, mas fica muito bom num molho branco cremoso!



Algumas sugestões de preparo:


Para Preparar no Forno

Preparar no forno é mais fácil e no fim fica com menos louça para lavar, o que eu considero um luxo!


1. Com a massa ainda congelada, preencha o fundo da travessa com uma camada de molho.

2. Distribua as massas cuidadosamente, apenas soltando-as sobre o molho.

3. Acrescente o restante do molho até cobri-las. Use bastante molho para as massas não ressecarem no forno. No caso de o molho parecer muito espesso, pode-se acrescentar um pouco de água ou leite vegetal. Sugerimos terminar com uma cobertura de parmesão ralado vegetal para dar mais qualidade ao gratinado do prato.

4. Pronta a massa, sirva logo para não passar do ponto.


TEMPO de preparo em forno pré-aquecido a 180º (médio)

- Massas congeladas: de 22 a 26 minutos



Para Preparar na Água


1. Ferva aproximadamente 5 litros de água para cada quilo de massa.

2. Adicione a massa ainda congelada e mexa-a de vez em quando delicadamente. Dica: quando a massa “subir” estará bem al dente.

3. Retire-a com cuidado usando escumadeira.

4. Adicione o molho aquecido de sua preferência.

5. Sirva imediatamente para não passar do ponto.


TEMPO de preparo na água:

- Massas congeladas: de 6 a 8 minutos


E aí? Gostou? Quer experimentar? Peça o seu!



24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page