top of page

Salvem as Galinhas! Sem ovos, mas com muito sabor!


O frango é a carne mais consumida no Brasil, e certamente o animal terrestre mais abusado do planeta.

É por isso que a Veganuary e a Viva Vegan estamos encorajando todos a salvarem as galinhas esta semana e, esperamos, reduzir o frango e os ovos da sua alimentação de uma vez por todas.


Desde que me tornei vegana, a única vez que sinto falta de ovos é no café da manhã. Era muito comum fazer ovos mexidos como acompanhamento para tapioca, torradas, pães. Fiquei um bom tempo sem saber como substituir, mas depois que descobri o tofu mexido... ah, que maravilha!


Confesso que no dia a dia não faço a versão "gourmet" abaixo. Eu normalmente amasso um bom pedaço de tofu firme (esse aqui) com um garfo, coloco na frigideira com azeite ou manteiga vegana, tempero com curry para ficar amarelinho e sal (o sal negro dá cheiro de ovo, fica incrível) e pronto!


Mas para quem ainda não testou, a receita abaixo - postada originalmente em https://www.plantte.com/tofu-mexido-cremoso/ - é a ideal. Vamos a ela!



Tofu Mexido Cremoso




Autor: Bruna Plantte | Tempo de preparo: 10 min | Tempo de cozimento: 10 min | Tempo Total: 20 min | Rendimento: Serve 2-3 pessoas 1x

DESCRIÇÃO Esse Tofu Mexido Cremoso fica uma delícia. Ótima opção para.o lanche, café da manhã ou até mesmo como acompanhamento de pratos principais, é fácil de fazer, fica pronto rapidinho e também é saudável e nutritivo. Além disso, é uma boa alternativa vegana aos tradicionais ovos mexidos.

INGREDIENTES

  • 400 gramas de tofu, dividido

  • 1/4 de xícara de leite de amêndoas (ou outro leite vegetal neutro, como o de castanha de caju ou de inhame)

  • 1/4 de colher (chá) de cúrcuma em pó

  • 1/4 de colher (chá) de mostarda amarela em pó

  • 1/4 de colher (chá) de alho em pó

  • 1/2 de colher (chá) de sal

  • 1 colher (chá) de farinha de grão de bico

  • pimenta-do-reino a gosto (opcional)

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva + um fio para refogar

  • pitada de sal negro para finalizar

INSTRUÇÕES

  1. Comece retirando o excesso de água do tofu, pressionando levemente, mas sem desfazer o bloco.

  2. Adicione 1/3 da quantidade de tofu em um liquidificador junto com o leite de amêndoas (ou o leite da sua preferência), a cúrcuma em pó, a mostarda amarela em pó, o alho em pó, o sal e a farinha de grão de bico. Bata até obter um creme homogêneo. Reserve.

  3. Quebre o restante do tofu em pedaços médios e cozinhe com um fio de azeite de oliva em uma frigideira até secar e dourar. Adicione a pimenta-do-reino preta e mexa eventualmente com uma espátula ou colher, cuidando para não desfazer tanto os pedaços de tofu. Queremos sua textura.

  4. Quando o tofu da frigideira estiver dourado, adicione na frigideira o creme de tofu previamente preparado junto com uma colher (sopa) de azeite de oliva. Reduza o fogo e cozinhe por 30 segundos se quiser o tofu mexido mais molinho e cremoso, ou por 1 minuto se quiser um pouco mais consistente. Você pode regular a textura de acordo com o tempo de fogo. Ajuste os temperos de acordo com seu paladar.

  5. Finalize com sal negro moído. Ele proporciona um gostinho de ovo para o mexido de tofu.

NOTAS Eu normalmente uso o tofu macio, pois é o que eu encontro com mais facilidade onde moro. Se preferir, você pode usar o tofu firme. O sal negro é o ingrediente que fornece um sabor que lembra ovo. Você pode adicionar a quantia que preferir, sempre no final da preparação, pois ele perde o sabor quando cozido ou aquecido. Você pode preparar o creme de tofu em uma quantidade maior, deixar pronto na geladeira e ir utilizando durante a semana. Dura por 5 dias armazenado em um pote fechado. Caso você queira provar o creme de tofu ainda cru, bata os ingredientes da mistura no liquidificador sem a farinha de grão de bico. Ela não deve ser consumida crua e, além disso, possui um gosto forte. Você pode adicionar ela em seguida e bater novamente.




22 visualizações0 comentário
bottom of page