top of page

Experimente o Veganismo pelo Meio Ambiente

O artigo foi originalmente publicado pelo Veganuary.



Vivemos uma urgência planetária

E não temos muito tempo para agir...

Vamos falar sobre ouriços. Eu amo ouriços - pequenas criaturas fofas e humildes que me lembro de ver com frequência quando era criança. Mas - assim como tigres, elefantes asiáticos e orangotangos de Sumatra - os ouriços estão à beira da extinção. O WWF relata que as populações de animais selvagens caíram 68% em média nos últimos 50 anos. Os cientistas dizem que estamos no meio da sexta extinção em massa do mundo.


Por quê? Porque a atividade humana destruiu a terra que esses animais chamam de lar, sejam florestas tropicais ou corais marinhos.


A pecuária é um dos principais fatores de perda de habitat. A agricultura animal precisa de muita terra, não apenas para abrigar e pastar os animais, mas também para cultivar ração para eles. E é uma preciosa terra selvagem que é sacrificada: de acordo com um estudo de 2018, cerca de 70% das terras desmatadas na floresta amazônica são usadas como pastagens para gado.

Estamos destruindo o habitat dos animais

O desmatamento está levando ao esgotamento da flora e fauna. Primatas, como macacos e orangotangos, estão particularmente ameaçados. 90% dos primatas vivem em florestas tropicais, que estão desaparecendo rapidamente.

No Reino Unido, alterações no manejo de terras agricultáveis resultaram em queda de 55% de populações de aves nos últimos 50 anos. A Austrália tem uma das maiores taxas de extinção de espécies do mundo. Em Queensland, o desmatamento de terras agrícolas - 90% do qual é impulsionado pela agricultura animal - é estimado que mate 30 milhões de mamíferos nativos, aves e répteis a cada ano.


O problema é tão extremo que o Centro de Diversidade Biológica declarou que nosso planeta está agora no meio de sua sexta extinção em massa de plantas e animais.


Você pode ajudar a combater essa destruição sendo vegano.

Uma dieta que polui

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, a pecuária é responsável por 14,5% das emissões de gases de efeito estufa, tornando-a a segunda maior fonte de emissões - ainda mais alta que o setor de transportes.


A agricultura animal também polui nossas terras e cursos de água. Uma única vaca leiteira produz até 64 kg de esterco por dia e há um bilhão de vacas no planeta. Imagine a quantidade de esterco, e isso sem contar todos os porcos, ovelhas, galinhas e outros animais de criação.


O esterco precisa escoar para algum lugar e geralmente vai para as nossas bacias de águas, comprometendo fontes de água limpa e danificando áreas úmidas. Dezenas de milhares de quilômetros de rios nos EUA, Europa e Ásia são poluídos com esterco a cada ano. Além disso, nitrogênio e resíduos de fósforo criam “zonas mortas” nos oceanos e lagos.


Nossas escolhas importam! Considere o veganismo!


Quer saber mais? Inscreva-se em Veganuary: veganuary.com.

4 visualizações0 comentário
bottom of page